Câncer de língua: sintomas e tratamento
O câncer de língua é um tipo de câncer que costuma ser silencioso, portanto, o paciente descobre a presença da doença quando ela já está em estado grave. Para evitar seu aparecimento é importante prezar por uma boa higienização bucal e, claro, sempre optar pela prevenção, a chave para o sucesso do tratamento de qualquer tipo de câncer.
O câncer de língua é uma doença considerada rara e definida como um tumor de cabeça e pescoço. Ele pode atingir tanto a região superior quanto a região inferior da língua. O principal sintoma indicativo da doença é o aparecimento de manchas vermelhas ou brancas no órgão, que podem causar dores no paciente e que costumam não desaparecer com o tempo.
Esse tipo de câncer localiza-se na parte oral do órgão, representada pelos dois terços posteriores da língua. A língua faz parte do sistema digestório e é um órgão muito importante para o ser humano, pois é responsável por processos essenciais para a manutenção da nossa saúde e das atividades da rotina, como a fala, o paladar e a deglutição.
A melhor maneira de evitar complicações em qualquer caso de câncer é a prevenção. Com o câncer de língua não é diferente: o tratamento precoce previne que o quadro se agrave e, muitas vezes, torne-se irreversível, que é quando o câncer se espalha para outros órgãos do corpo e enfraquece demasiadamente o sistema imunológico do paciente.
Principais sintomas
O câncer de língua possui diferentes sintomas, que vão de acordo com o local em que o tumor está localizado. Os principais são dor de garganta crônica, dificuldade para mastigar ou engolir alimentos, dores crônicas na mandíbula ou na língua, dormência crônica na boca, sangramento da língua, dificuldade para movimentar a língua ou a mandíbula e presença de manchas brancas ou vermelhas na que costumam causar dores e não desaparecem ao longo do tempo.
Ao notar um ou mais desses sintomas é preciso procurar ajuda médica imediatamente para obter um diagnóstico completo. O médico responsável por isso é o cirurgião de cabeça e pescoço, especializado em câncer de língua. Para chegar a um diagnóstico confiável serão realizados diferentes exames, a começar pela avaliação oral. Ao notar qualquer alteração ou a presença de linfonodos é preciso encaminhá-los para a biópsia.
Além do exame oral pode ser necessário realizar também uma endoscopia para análise da garganta e dos pulmões do paciente. Raios-X de mandíbula, tórax e pulmões também podem ser solicitados para ter uma visão completa do quadro e saber se o câncer não se espalhou para outros órgãos.
O que pode causar câncer de língua
O câncer de língua é um tipo de câncer mais comum em adultos. A primeira causa para o aparecimento dele é o fator genético, portanto, se você possui casos desse câncer na sua família, fique atento. Se você já teve qualquer outro tipo de câncer oral, também é preciso prestar atenção e manter uma rotina de consultas com o cirurgião de cabeça e pescoço.
O tabagismo é um dos hábitos nocivos que pode desenvolver a doença, assim como o alcoolismo. A falta de higienização bucal também é uma das causas observadas pela Ciência como sendo um fator de contribuição para o desenvolvimento do câncer de língua.
Como tratar o câncer de língua
Como dissemos, a chave para ter sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer é a prevenção. Daí a importância de manter o seu check-up anual sempre em dia e colocar a sua saúde em primeiro lugar na sua vida.
No caso do câncer de língua, tudo vai depender do tamanho da lesão e se ela já se espalhou ou não para o pescoço ou demais órgãos. Se houver a presença de tumores pequenos e isolados é possível fazer a retirada dos mesmos com uma cirurgia. Se eles se espalharam pelo pescoço, além da retirada também é preciso passar por sessões de radioterapia para eliminar qualquer célula cancerígena restante. Em casos mais graves, o médico pode recomendar a quimioterapia.
Mesmo quando encontrado em estágio inicial, o câncer é uma doença que afeta profundamente a saúde e tem grande impacto no nosso sistema imunológico. Portanto, contar com profissionais especializados faz toda a diferença, desde o diagnóstico até o fim do tratamento.
Quanto antes você tomar uma atitude, maiores são as chances de cura e sucesso de todo o processo de tratamento do câncer.
Se você sente que está com algum dos sintomas citados neste texto ou conhece alguém que está passando por isso, entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta de emergência com o Dr. Marcelo Schalch no Centro Terapêutico AKTA Liv.