Caroço no Pescoço Pode ser Câncer?

Quando sentem um caroço no pescoço, as pessoas podem se desesperar ao imaginar que aquilo pode se tratar de um sinal da presença de um câncer. Mas caroços no pescoço podem significar diferentes questões de saúde. É importante estar atento aos sintomas associados ao seu surgimento e, se necessário, procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para obter um diagnóstico e realizar o tratamento necessário.

Ao notar um caroço no pescoço, muitas pessoas podem acreditar se tratar de uma questão grave de saúde, como o câncer. Porém, a presença dele pode significar que outras doenças estão acometendo a saúde, como a inflamação de uma íngua, contratura na região (causada pela rigidez dos músculos) ou cistos e nódulos na tireoide, por exemplo. Quando associado a outros sintomas, como cansaço excessivo e perda não intencional de peso, o caroço no pescoço pode ser mesmo um sinal de câncer, e é com isso que o paciente deve ficar atento.

De uma forma ou de outra, um caroço no pescoço indica que algo na sua saúde pode estar em desequilíbrio, portanto, procurar a ajuda de um médico é essencial para entender o que está afetando o seu organismo e como proceder para que o problema seja resolvido. Mas quando falamos de um caroço no pescoço associado a outros sintomas, o caso merece ainda mais urgência e atenção por parte do paciente e do médico.

Veja, abaixo, quais sintomas podem surgir junto a um caroço no pescoço e o que fazer para resolver esse problema.

Sintomas para ficar atento

Além do cansaço excessivo e da perda não intencional de peso, mal-estar geral, rouquidão, dor de garganta, perda de apetite, engasgamento frequente ou dificuldade para engolir são sintomas que, quando associados ao aparecimento de um caroço no pescoço, podem indicar a presença de uma doença mais grave no organismo.

Além desses sintomas, também é importante estar atento a outras características: um caroço no pescoço pode ser indolor ou causar dores e desconfortos. Ele também pode surgir em diferentes regiões do pescoço, como na nuca, atrás das orelhas ou na parte anterior à essa região do corpo. Em casos mais graves, um caroço no pescoço pode ser o indicativo da presença de um câncer no organismo, por isso é tão importante prestar atenção se o caroço no seu pescoço surgiu associado a um ou mais sintomas citados acima.

Os tipos de câncer que provocam essa alteração no corpo podem ser de estruturas locais, como a pele, músculos e linfonodos, ou de órgãos que estão presentes nessa mesma região do pescoço, como a tireoide. O quadro também pode indicar um câncer na boca ou na laringe.

Outras doenças

O caroço no pescoço pode surgir em decorrência de outras doenças. No caso da íngua, os gânglios linfáticos inflamam e se manifestam no corpo em formato de caroços, causando dores ou incômodos quando tocados. Esse processo acontece devido a infecções ou inflamações que podem estar ocorrendo em nosso corpo, como inflamações dentárias, gripe, amigdalite e otite.

Os nódulos na tireoide também formam um caroço, normalmente na parte da frente do pescoço. Nesse caso, o quadro também pode manifestar alguns sintomas como dor de garganta e dificuldade para respirar ou engolir, daí a importância de obter um diagnóstico de um especialista que possa avaliar o caso e eliminar as chances de isso ser um quadro de câncer.

Já a contratura no pescoço acontece quando o músculo contrai de forma incorreta e não consegue retornar ao seu estado normal, provocando a aparição de um caroço. Nesse caso, o caroço é bem duro e pode causar dores em toda a região afetada.

O que fazer quando encontrar um caroço no pescoço?

Se você está com um caroço no pescoço e sentindo um ou mais dos sintomas citados, é imprescindível procurar ajuda médica, principalmente se você notar que o caroço não está sumindo com o passar dos dias e que os sintomas estão perdurando.

O cirurgião de cabeça e pescoço é o especialista indicado para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças ligadas a essa região. No caso de um câncer, o diagnóstico precoce da doença contribui para um maior sucesso no tratamento e na cura do paciente, portanto, quanto antes o médico for procurado, melhor.

O nosso corpo nos dá sinais o tempo todo quando alguma coisa não vai bem. Ainda assim, esses sinais podem ser sutis e passam despercebidos em meio à correria da rotina. Portanto, estar amparado por um médico especialista faz toda a diferença no diagnóstico correto de doenças e em tratamentos bem-sucedidos.

Clique aqui para saber mais sobre o meu trabalho e marque a sua consulta para tirar todas as suas dúvidas. Atendimento no Centro Terapêutico AKTA Liv, convenientemente localizado na Vila Mariana. Agendamentos pelo WhatsApp (11) 91007-4004.