Cirurgia Robótica de Tireoide

Grande aliada dos médicos, a cirurgia robótica é um procedimento moderno que entrega aos pacientes resultados com mais precisão e menos complicações no pós-operatório. Através de movimentos conduzidos pelo próprio cirurgião, as máquinas conseguem alcançar locais do organismo que um humano jamais conseguiria, o que confere ao método diferentes vantagens.

A cirurgia robótica, diferente do que muitos acreditam, não é um procedimento feito só por robôs. Essa é uma técnica moderna utilizada para oferecer mais precisão ao trabalho dos cirurgiões e mais segurança ao paciente durante e após o procedimento. Ao longo de toda a cirurgia é o médico quem opera as máquinas envolvidas para que tenham o melhor desempenho possível em todas as etapas realizadas.

Portanto, a cirurgia robótica é altamente tecnológica e com resultados amplamente satisfatórios, pois une o melhor desses dois mundos: máquinas que são capazes de operar de maneira avançada e médicos especialistas que vão conduzi-las para que tenham a melhor performance possível. Esse tipo de cirurgia pode ser utilizado para tratar diversas patologias e beneficiam o paciente principalmente no que diz respeito à diminuição de dores e desconfortos no pós-operatório.

Cirurgia robótica para tireoide

Quando o assunto é cirurgia robótica para realizar uma cirurgia de tireoide, o cirurgião opera a máquina para que ela faça a retirada da glândula (parcial ou total) através de pequenos instrumentos, que são guiados por finas câmeras endoscópicas. As incisões são mínimas e as pinças utilizadas permitem que o robô, guiado pelo médico, consiga alcançar regiões estreitas e angulosas. Com isso, além de sentir-se mais seguro para a realização da cirurgia, o paciente fica livre de cicatrizes aparentes após o procedimento.

Apesar de ser um procedimento simples, a cirurgia para a retirada da tireoide costuma ser bastante temida pelas pessoas. Isso porque muitos temem o pós-operatório ao imaginar como serão suas vidas com a retirada completa da glândula. Além disso, também há receio quanto ao ganho de peso. Porém, quando realizada por um médico especialista em cirurgias de cabeça e pescoço, ainda mais se ele oferece o método moderno da cirurgia robótica, não há o que temer. Quando falamos da cirurgia robótica, esse quadro torna-se ainda mais favorável.

Principais benefícios da cirurgia robótica

As cirurgias robóticas oferecem diversos benefícios tanto para os médicos, quanto para os seus pacientes. Para os profissionais, esse tipo de cirurgia permite uma visão mais precisa e segura do que está sendo feito, já que a cirurgia robótica oferece visão full HD (que pode ser aumentada em até 10x) e 3D que possibilitam que o cirurgião enxergue com profundidade o espaço do corpo que está sendo operado.

Outra grande vantagem para os médicos é que os instrumentos utilizados pelos robôs na cirurgia robótica, que são as pinças, são menores que as das cirurgias convencionais, o que permite ao profissional fazer movimentos de rotação de até 360º graus e alcançar estruturas do organismo que não seriam possíveis de outras maneiras.

Já quando o assunto são os pacientes, as vantagens da cirurgia robótica é que esse é um método minimamente invasivo, portanto, ele promove pequenos cortes e reduz a perda de sangue e os riscos de desenvolvimento de uma infecção no pós-operatório. Com isso, a recuperação do paciente torna-se mais rápida, as cicatrizes costumam ser pequenas (algumas até imperceptíveis) e o seu retorno para as atividades normais de sua rotina também acontece em menor tempo. Esse é um grande benefício, pois muitos pacientes temem a necessidade de se ausentar por muitos dias de suas responsabilidades e tarefas diárias.

Além da tireoidectomia, alguns dos principais tipos de cirurgia robótica são: histerectomias, ooforectomia, nefrectomia, prostatectomia radical, colecistectomia, colectomia, retossigmoidectomia e gastrectomia.

Quanto às contraindicações, a cirurgia robótica possui as mesmas para cirurgias convencionais e dependem mais da condição de saúde de cada paciente e do tipo de cirurgia robótica que pretendem fazer, baseados na patologia que estão enfrentando.

Cirurgia robótica especializada

Toda cirurgia requer médicos especializados e cuidados imprescindíveis para que todas as etapas, do pré ao pós-operatório, ofereçam segurança e resultados satisfatórios ao paciente. Para isso, é preciso contar com métodos avançados e profissionais sérios.

A cirurgia robótica é a alternativa ideal para os pacientes que desejam investir em um método mais seguro, com mais precisão e menor tempo de recuperação. Se você acredita que precisa realizar uma tireoidectomia, mas não sabe se essa cirurgia é a melhor alternativa para o seu caso, clique aqui para saber quando a cirurgia de tireoide é indicada.

Se ficou interessado em cirurgia robótica e precisa de ajuda com a sua tireoide, entre em contato pelo nosso WhatsApp para marcar uma consulta com o Dr. Marcelo Schalch, cirurgião especialista em cabeça e pescoço: (11) 91007-4004.